segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Docinhos de Sucrilhos

Gente, a receita de hoje é algo que vocês não podem deixar de fazer.
Docinhos de sucrilhos, receita ótima de uma amiga, muito fácil de fazer e totalmente viciantes, é impossível NÃO comer até o fim!



Ingredientes
-1 lata de leite condensado
-1 colher (bem cheia) de manteiga
-1 caixa de sucrilhos
-Forminhas de manteiga (as formas normais grudam um pouco)

Modo de preparo

Bom, para o preparo primeiro pegue uma panela, adicione o leite condensado, a manteiga, e leve ao fogo para fazer um brigadeiro branco, mais sem deixar no ponto que fica muito duro, retire antes e deixe esfriar um pouco.
Depois acrescente a caixa de sucrilhos com o brigadeiro branco e misture bem. Com o auxilio de uma colher disponha essa mistura nas fominhas de manteiga e leve ao forno por mais ou menos 15 minutos ou até começarem a ficar dourado por cima.

Dica: Espere os docinhos esfriarem pra comer, assim eles ficam mais crocantes.

Pronto! Uma receita da pra fazer uns 60 docinhos em média, se forem fazer pra bastante gente dobre a receita, pois quando fizemos em casa para as amigas, comemos um atrás do outro, até ver o fim, são realmente muito gostosos.

Créditos a minha amiga Pamela que me ensinou a receita.


Beijos e Queijos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Manga flambada com Iogurte de banana

Hmmmmmmmmmmm depois de algumas receitas salgadas, um docinho não faz mal a ninguém, né? Principalmente quando são feitos com frutas, amo frutas e qualquer prato que as utiliza, com exceção de arroz com uva passas e maionese com maçã, afinal não se pode gostar de tudo certo?!
A receita de hoje como todas as outras é bem fácil de fazer, super leve e ótima para servir como sobremesa, principalmente para quem não gosta de coisas muito doces.



Ingredientes
-2 kg de Manga madura
-100g de Manteiga
-Cointreau (para flambagem)
-200g de açúcar de confeiteiro
-Folha de hortelã para decorar
Iogurte de banana
-450g de Iogurte natural
-Banana nanica assada com a casca
-Mel
-Cravo, canela, cardamomo, anis estrelado e pimenta jamaica em grãos e moídos - Qb

Bom, primeiro para o Iogurte de Banana : Toste as especiarias na frigideira com pouco calor, com cuidado para não queimar. Amasse a banana e misture bem com o iogurte, mel e as especiarias. Leve a geladeira.

Manga: corte-a em cubinhos ou como preferir, derreta a manteiga em uma frigideira, adicione a manga e frite com cuidado. Salpique o açúcar para adoçar levemente. Adicione o cointreau e flambe (cuidado, pois pode subir bastante calor).
Sirva a manga quente com o Iogurte de banana gelado e decore com o hortelã.


Bon appétit 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Canapés & Finger Foods

Aula de hoje de cozinha fria rendeu um banquete enorme de canapés, aperitivos simples de fazer e que com um pouco de criatividade ficam muito bonitos, e saborosos também.
Como eles podem ser feitos em diversas maneiras, vou citar apenas os ingredientes principais utilizados, e cada um pode fazer como quiser.



       
                                              Carne seca e Anchova em conserva com Tomate cereja                                                   

Mousse de gorgonzola e Amêndoas

Damasco e geléia de Amora

Pepino  e mousse de limão

 
Vo-lau-vent * recheado com purê de Mandioquinha salsa, creme de Queijo e Camarão



Vo-lau-vent de Queijo, gorgonzola e Tomate cereja salteado

Anchova em conversa e Tomate cereja


Carne seca e purê de mandioca

Peito de Peru


*Vo-lau-vent : Massa folhada, corte-a com algo redondo (eu usei forminhas), e forme vários círculos, pegue um para ser a base, e com uma forma menor, corte os restantes formando círculos vasados, vá colocando um em cima do outro e pincelando gema de ovo entre eles, depois asse por mais ou menos 20 minutos no forno pré-aquecido.
Pronto aí é só fazê-los do tamanho que quiser e escolher o recheio.


Bon appétit 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Frango com Molho de Iogurte e Hortelã

Esta é uma receita muito boa que fiz hoje no almoço. Ótima para quem não está com muito tempo para cozinhar e não quer comer fora, pois é rápida de se fazer e acompanha muito bem com um arroz branco, que também é rápido.



Ingredientes
-1 colher (sopa) de azeite
-1,5 kg de peito de frango cortado em cubos
-2 colheres (sopa) de cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
-1 pote de iogurte natural (200g)
-1 colher (sopa) de farinha de trigo
-1/2 xícara (chá) de água
-Sal e pimenta-do-reino Qb
-2 colheres (sopa) de hortelã picada

Modo de preparo
-Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite o frango até dourar. Adicione a cebola, o alho e refogue por 3 minutos.
-Em uma tigela, misture o iogurte, a farinha dissolvida na água e tempere com sal e pimenta.
-Despeje esse molho sobre o frango na panela, mexendo até que engrosse levemente. Acerte o tempero, se necessário e misture a hortelã.
-Transfira para uma travessa e sirva.

*Se desejar que seu frango fique mais molhadinho, dobre a quantidade iogurte, água e farinha de trigo.

Em casa eu servi com arroz branco e batatinhas salteadas com salsinha. Espero que gostem.


Bon appétit 


domingo, 11 de setembro de 2011

Costelinha de Porco Frita com Relish de Maça + Molho opcional

Tchan tchan tchan e para hoje temos: Costelinha de porco!!!
Essa é uma receita que para quem gosta de carne de porco, não pode deixar de fazer.Além de ser fácil de reproduzir a costelinha de porco é uma carne extremamente saborosa e macia.Então vale a pena, e vai super bem em um almoço de domingo, para família e amigos.RECOMENDADO!
Esta receita foi produzida na faculdade, e acompanha um delicioso molho chamado Relish de Maça.Mas para aqueles que não gostam muito de frutas em comida e coisas do tipo, vou colocar também mais uma opção de molho que pode ser servido com a carne, no qual eu fiz em casa para minha mãe e avós e foi infalível, todos gostaram.Ai fica a critério de cada um qual combina mais com seu paladar.
Então vamos lá que a fome está me cutucando aqui!!

Costelinha de Porco frita com Relish de Maça


Ingredientes
-3 kg de costelinha de porco
-2 litros de leite
-Sal qb
-Pimenta do reino qb
-Oléo para fritar ( eu prefiro o de girassol pois ouvi dizer que o de soja é o que mais agride)

Bom para a execução da costelinha de porco, você deve primeiro cortar a carne em ripas pequenas e em uma caçarola fervê-la imersa nos 2 litros de leite (pode completar com água se for preciso) por mais ou menos uns 30 minutos.
Retire a carne do leite, tempere com sal e pimenta e deixe secar.
Frite a costelinha imersa no óleo até que fique dourada.

Relish de Maça
Ingredientes
-1 kg de maça verde cortada em cubos pequenos (eu usei a casca, fica como opção)
-100g de cebola brunoise*
-80g de açúcar
-80ml de vinagre de vinho branco
-Qb de grãos de coentro, pimenta do reino, pimenta calabresa, cravo e cominho, todos moídos (cuidado com a quantidade da pimenta calabresa)
-1 maço de salsinha picada
-Sal qb

*Brunoise é na gastronomia denominado o menor corte reproduzido.No caso da cebola iremos picá-la até que fique em cubinhos bem pequenininhos .A técnica é ir batendo com a faca ate o tamanho necessário.

- Podem ficar tranqüilos que logo mais farei um post com essas técnicas básicas de culinária para ajudá-los no desenvolvimento das receitas.

Modo de preparo
-Em uma panela, derreta o açúcar até que ele vire um caramelo (com muito cuidado para não queimar, pois irá mudar o gosto do molho)
-Em seguida adicione o resto dos ingredientes, tempere e cozinhe até que a maça fique molinha, mas sem deixar desmanchar. Resfrie
Sirva a costelinha quente acompanhada do molho frio.

Molho opcional, nome?Não sei, mas sintam-se a vontade para dicas de como chamá-lo.

Ingredientes
-300 ml de vinagre balsâmico
-50 ml de óleo de gergelim
-4 cs (colher de sopa) de mel


Para esse molho eu não usei medidas, só coloquei aqui pra vocês terem mais ou menos uma noção, mas na verdade eu fui colocando o tanto que eu quis de molho e provando até o gosto desejado, pois se gosta de mais doce, mais mel, mais gosto de gergelim, mais óleo, e assim vai.
O preparo é simples, pegue uma panela, coloque o balsâmico e deixe reduzir um pouco, acrescente o óleo, o mel e vá mexendo até engrossar, mais não muito, depois que esfria ele fica mais consistente ainda.


Depois é só servir por cima da costelinha.
E já que estou falando desse molho, devo dizer que ele também fica maravilhoso para comer com salada, servindo-o bem gelado, principalmente com broto de alfafa e folhas.

Bom gente, para finalizar, quero compartilhar um vinho que tomei nessa terça-feira passada no qual achei simplesmente divido.
Se chama Late Harvest (colheita tardia), e é considerado um vinho de sobremesa.


É um vinho feito com uvas da região norte da Cordilheira dos Andes, onde o clima é tão seco que chega a ficar de 9 a 10 meses sem chuva.
Os frutos são colhidos quando começam a desidratar por isso o nome colheita tardia, e com esse processo as uvas estão tão maduras que produzem uma quantidade muito grande de açúcar, no qual da o gosto maravilhoso no vinho, muito parecido com mel.
Vale a pena experimentar!!

Bon appétit   

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Molho Pomodoro

Olá gente, para hoje temos uma técnica de preparo para o Molho Pomodoro utilizado em massas, e desde já vou avisando que se acostumem com receitas de massas pois sou fanática por elas.Meu prato preferido na verdade!
Bom, a receita de hoje não é nada complexa de se fazer e fica muito boa, afinal molho feito na hora e com tomates fresquinhos é sempre uma boa pedida certo?! E eu particulamente não gosto de usar molhos prontos. Parece que não importa o que você coloque, eles sempre ficam com o mesmo gosto. A receita abaixo é uma ótima dica para quem aprecia um bom macarrão e também não gosta de molhos prontos, assim como eu.
Então chega de produtos cheios de conservantes e vamos aprender um molho fresquinho, e garanto que depois de pronto nunca mais irão querer saber dos industrializados, além da simplicidade.


Molho Pomodoro

Ingredientes
-1kg de tomates concassé*
-2 dentes de alho pica
-¼ de cebola bem picadinhas
-½ xícara (chá) de azeite
-1 sache d’épices *
-Água ( o necessário )
-1 colher de extrato de tomate
-Sal e pimenta qb
-Manjericão a gosto
-500g de macarrão espaguete cozido
-1 pitada de açúcar ( se for preciso para retirar a acidez)


*Escolha os tomates mais maduros

*Sache d’épices
-Feito no formato de um sache, contendo ervas aromatizantes e grãos a escolher, utilizados para acrescentar sabor e reduzir o uso do sal.Geralmente se utiliza um pedaço de gaze amarrado com barbante.

Em meu molho eu usei folhas de louro, salsinha, tomilho e pimenta do reino em grão.

*Tomates concassé
-São tomates sem pele e sem semente.
Para retirar a pele do tomate coloque água em uma panela e leve para ferver, faça uma cruz na parte de cima de cada tomate e vá mergulhando-os na água quente, deixe por 20 segundos, retire e passe-os por água fria para um choque térmico, interrompendo assim a cocção.
Em seguida remova a pele apenas puxando-a com a mão, corte os tomates ao meio e retire as sementes.


Modo de preparo
-Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a colher de extrato de tomate e deixe refogar um pouco.
-Acrescente os tomates e os desmanche com uma colher.Se precisar adicione um pouco de água para ajudar.
-Coloque o sachet d’épices no molho deixando um pedaço do barbante na borda da panela para que possa retirá-lo  ( cuidado para não encostar na chama do fogão ).
-Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por uns 10 minutos  para desmanchar os tomates.
-Adicione o manjericão, depois sirva o molho com o macarrão, e se preferir pode ralar queijo parmesão e salpicar por cima.Fica muito bom!




E ai está, fica realmente muito saboroso, e te deixa sempre com vontade de preparar seu próprio molho.
Beijos e queijos.