Tchan tchan tchan e para hoje temos: Costelinha de porco!!!
Essa é uma receita que para quem gosta de carne de porco, não pode deixar de fazer.Além de ser fácil de reproduzir a costelinha de porco é uma carne extremamente saborosa e macia.Então vale a pena, e vai super bem em um almoço de domingo, para família e amigos.RECOMENDADO!
Esta receita foi produzida na faculdade, e acompanha um delicioso molho chamado Relish de Maça.Mas para aqueles que não gostam muito de frutas em comida e coisas do tipo, vou colocar também mais uma opção de molho que pode ser servido com a carne, no qual eu fiz em casa para minha mãe e avós e foi infalível, todos gostaram.Ai fica a critério de cada um qual combina mais com seu paladar.
Então vamos lá que a fome está me cutucando aqui!!
Costelinha de Porco frita com Relish de Maça
Ingredientes
-3 kg de costelinha de porco
-2 litros de leite
-Sal qb
-Pimenta do reino qb
-Oléo para fritar ( eu prefiro o de girassol pois ouvi dizer que o de soja é o que mais agride)
Bom para a execução da costelinha de porco, você deve primeiro cortar a carne em ripas pequenas e em uma caçarola fervê-la imersa nos 2 litros de leite (pode completar com água se for preciso) por mais ou menos uns 30 minutos.
Retire a carne do leite, tempere com sal e pimenta e deixe secar.
Frite a costelinha imersa no óleo até que fique dourada.
Relish de Maça
Ingredientes
-1 kg de maça verde cortada em cubos pequenos (eu usei a casca, fica como opção)
-100g de cebola brunoise*
-80g de açúcar
-80ml de vinagre de vinho branco
-Qb de grãos de coentro, pimenta do reino, pimenta calabresa, cravo e cominho, todos moídos (cuidado com a quantidade da pimenta calabresa)
-1 maço de salsinha picada
-Sal qb
*Brunoise é na gastronomia denominado o menor corte reproduzido.No caso da cebola iremos picá-la até que fique em cubinhos bem pequenininhos .A técnica é ir batendo com a faca ate o tamanho necessário.
- Podem ficar tranqüilos que logo mais farei um post com essas técnicas básicas de culinária para ajudá-los no desenvolvimento das receitas.
Modo de preparo
-Em uma panela, derreta o açúcar até que ele vire um caramelo (com muito cuidado para não queimar, pois irá mudar o gosto do molho)
-Em seguida adicione o resto dos ingredientes, tempere e cozinhe até que a maça fique molinha, mas sem deixar desmanchar. Resfrie
Sirva a costelinha quente acompanhada do molho frio.
Molho opcional, nome?Não sei, mas sintam-se a vontade para dicas de como chamá-lo.
Ingredientes
-300 ml de vinagre balsâmico
-50 ml de óleo de gergelim
-4 cs (colher de sopa) de mel
Para esse molho eu não usei medidas, só coloquei aqui pra vocês terem mais ou menos uma noção, mas na verdade eu fui colocando o tanto que eu quis de molho e provando até o gosto desejado, pois se gosta de mais doce, mais mel, mais gosto de gergelim, mais óleo, e assim vai.
O preparo é simples, pegue uma panela, coloque o balsâmico e deixe reduzir um pouco, acrescente o óleo, o mel e vá mexendo até engrossar, mais não muito, depois que esfria ele fica mais consistente ainda.
Depois é só servir por cima da costelinha.
E já que estou falando desse molho, devo dizer que ele também fica maravilhoso para comer com salada, servindo-o bem gelado, principalmente com broto de alfafa e folhas.
Bom gente, para finalizar, quero compartilhar um vinho que tomei nessa terça-feira passada no qual achei simplesmente divido.
Se chama Late Harvest (colheita tardia), e é considerado um vinho de sobremesa.
É um vinho feito com uvas da região norte da Cordilheira dos Andes, onde o clima é tão seco que chega a ficar de 9 a 10 meses sem chuva.
Os frutos são colhidos quando começam a desidratar por isso o nome colheita tardia, e com esse processo as uvas estão tão maduras que produzem uma quantidade muito grande de açúcar, no qual da o gosto maravilhoso no vinho, muito parecido com mel.
Vale a pena experimentar!!
Bon appétit